Programa Arvorar Jovem

Liberando o potencial transformador da juventude

Programa Arvorar Jovem

Liberando o potencial transformador da juventude

Programa Arvorar Jovem

O Arvorar Jovem é um programa de empoderamento juvenil para pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 17 anos, que proporciona um espaço de convivência, reflexão e ação coletiva, promovendo o seu desenvolvimento integral, a criação e o fortalecimento de laços de amizade, o aprimoramento das habilidades socioemocionais e o exercício da cidadania.

NOSSA HISTÓRIA

Fruto de uma caminhada de mais de vinte anos nos campos da educação, do desenvolvimento humano, da psicoterapia infanto-juvenil e da arte como vetor de transformação social, o Programa Arvorar Jovem nasce da percepção da demanda, por parte de adolescentes e jovens, de um espaço de atenção e escuta, de autoconhecimento, da identificação de habilidades e talentos e do desenvolvimento de valores. Nasce ainda do anseio, por eles demonstrado, de refletir sobre o mundo e as forças que nele operam e de encontrar oportunidades para fazer contribuições significativas para o avanço da sociedade.

Criado em 2016 como um espaço de convivência, reflexão e ação para adolescentes de 11 a 17 anos, o Arvorar Jovem tem se mostrado um caminho fértil para o empoderamento juvenil pessoal e coletivo, tendo como princípios o desenvolvimento humano integral, que abarca as dimensões física, intelectual, emocional, espiritual e social, a educação em valores éticos e morais, a formação para a cidadania e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Programa Arvorar Jovem é uma iniciativa da empresa Arvorar Desenvolvimento Humano.

Serviços

  • Psicoterapia individual;
  • Programas de desenvolvimento pessoal;
  • Assessoria e Consultoria nas áreas de Educação, Juventude, e Desenvolvimento Social.

Programas de desenvolvimento pessoal

  • Arvorar Mirim (fase piloto)
  • Arvorar Jovem (11 a 17 anos)
  • Arvorar Jovem Adulto (18 a 25 anos)
  • Arvorar Sênior 60+ (em construção)

Diretrizes curriculares

  • Desenvolvimento humano integral (dimensões física, emocional, intelectual, espiritual e social)
  • Educação em valores éticos e morais
  • Formação para a cidadania
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

IDEALIZADORES

EDUARDO SANTOS

Psicólogo e psicoterapeuta

CRP 03/04625

Venho de uma família grande, festiva e amorosa, que valorizava a Educação, a Arte, as Pessoas. Essas raízes me levaram a construir minha trajetória profissional em torno do desenvolvimento humano. Sou psicólogo, graduado pela UFBA, com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela USP, formações na Escola Dinâmica Energética do Psiquismo, em psicoterapia infanto-juvenil pela Abordagem Integrativa, psicoterapia corporal pela Bodynamic e na abordagem EMDR. Acompanho crianças, adolescentes, jovens e adultos em psicoterapia individual.

Com o Programa Arvorar Jovem, Faezeh e eu, juntamente com uma competente e acolhedora equipe de educadores, buscamos criar espaços onde pré-adolescentes e adolescentes possam conectar-se a si mesmos, aos seus pares e ao mundo ao seu redor, e assim aprender, ensinar, descobrir, reinventar o que significa ser humano no século XXI.

FAEZEH SHAIKHZADEH

 Educadora e psicopedagoga

Meu propósito é contribuir para o empoderamento de adolescentes neste período do seu desenvolvimento que é tão rico em transformações e tão fértil em potencialidades.

Sou engenheira, psicopedagoga e mãe de 3 jovens de 20, 19 e 17 anos. Minha caminhada na área de recurso humanos, em grupos de desenvolvimento comunitário e em organizações da sociedade civil, bem como as formações em gestão de grupos, na Escola Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP) e atualmente em psicoterapia infanto-juvenil pela Abordagem Integrativa, tem me mostrado a importância de oferecermos espaços para que nossos adolescentes possam estar com seus pares e refletir juntos sobre este período tão único de suas vidas. Sou muito feliz por, desde 2016, ter iniciado com Eduardo os grupos do Programa Arvorar Jovem, aos quais tenho dedicado meus esforços.

EQUIPE

MAICON ALISSON SILVA DOS SANTOS

Psicólogo e arte educador

Com os pés no palco teatral iniciei minha trajetória de trabalhar com Arte e com Educação, dois cenários que, para mim, são repletos de encantamento. O começo da minha formação se deu no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia como jovem aprendiz, atuando como ator, assistente de direção e facilitador de oficinas artístico-educacional. Nas Artes Cênicas me graduei em direção teatral, trabalhando em diferentes espetáculos, produções e oficinas de formação.
Mais para frente busquei observar um outro cenário, o cenário que carregamos dentro de nós. Graduei-me em Psicologia e realizei uma Pós-Graduação em Teoria Analítica com o objetivo de aproximar as habilidades das artes com a capacidade de escuta simbólica existente na psicologia. Desse encontro também nasceu na minha trajetória o Arvorar, uma árvore bela que acolhe e frutifica tantos sonhos que impulsiona na direção de novos cenários, internos e externos.

JOY SANGOLETE

Artista e educadora

Caminho pelo mundo da Educação desde que tinha 18 anos. Minha primeira formação acadêmica foi em Artes Cênicas, como atriz, e desde então atuo facilitando processos pedagógicos e teatrais em diferentes contextos. Formações como a Dinâmica Energética do Psiquismo formam parte da minha bagagem. Uma experiência riquíssima com adolescentes no Colégio Thales de Azevedo, como prática do Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas na UFBA, me ensinou o quanto é fundamental a criação de um espaço de confiança, que acredito só ser possível se houver escuta, elemento essencial para o diálogo.

Em 2018 tive a oportunidade e o presente de integrar a equipe do Programa Arvorar Jovem colaborando com a criação desse espaço de desenvolvimento humano; atualmente atuo como educadora do Programa.

ANA SELMA FERREIRA PINTO

Assistente Administrativa

Buscando novos caminhos, aqui estou, começando uma nova jornada como assistente administrativa do Arvorar. Sou uma pessoa comunicativa, gosto de fazer amizades e de estar na natureza. Na convivência com os participantes e a equipe do Programa Arvorar Jovem, venho aprendendo mais sobre a adolescência e conhecendo melhor os jovens e os jovens adultos. Aqui busco sempre a melhor forma de contribuir com os afazeres coletivos do programa e estou à disposição para receber e acolher os adolescentes e suas famílias.

GABRIEL CARIGÉ

Fotógrafo e assistente de mídias

Desde muito cedo encantado por arte, comecei a dar os meus primeiros passos no ramo da educação para crianças e adolescentes aos 15 anos como auxiliar de turmas de capoeira através do Centro Cultural Aldeia em escolas da rede particular e como voluntário em projetos sociais, além de apoiar e organizar eventos de médio porte. Desde então venho aprimorando os meus conhecimentos no caminho da arte, especialmente na área musical onde tenho formação em nível técnico, participações em algumas vivências na Universidade Federal Da Bahia e alguns projetos independentes. Hoje sirvo auxiliando os veículos de comunicação do Arvorar fotografando, filmando e preparando os arquivos midiáticos.

TATI FREITAS

Jornalista e gestora de conteúdo digital

Nunca tive dúvidas que queria estudar Comunicação, Minha paquera com as palavras virou namoro cedo… elas me emocionam… e logo decidi que queria fazer delas o meu instrumento de trabalho. Cursei faculdade de Jornalismo, me pós-graduei em Relações Públicas e trabalhei nove anos no Jornal A Tarde, período que nunca escrevi tanto! rs Mas sempre me peguei meio sorrindo enquanto escrevia, cansada como estivesse, e então pensava, é, é por aí mesmo! Em 2010, fundei a Viva Comunicação Interativa, agência de assessoria de comunicação, que presta serviços de assessoria de imprensa e de gestão de conteúdo digital. Amo criar conteúdos, pensar em como eles podem atrair a atenção e fazer sentido para alguém. Hoje também estudo gestão de marcas para definição de estratégias de conteúdo digital e, ano passado, me certifiquei em Marketing de Conteúdo. Nessa caminhada, tive a sorte de conhecer o Programa Arvorar Jovem. Como mãe de adolescente, logo reconheci a importância e grandiosidade da sua proposta. Hoje respondo pela gestão de conteúdo das suas redes sociais. Além de ser um trabalho que gosto muito de fazer, a relação com equipe do programa consiste numa troca prazerosa e de muito aprendizado.