Programa Arvorar Jovem

Sobre
O Programa
O ARVORAR JOVEM é um programa de empoderamento juvenil para pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 17 anos, que proporciona um espaço regular de convivência, reflexão e ação coletiva. A participação é uma oportunidade de trabalhar o próprio desenvolvimento, criar e fortalecer amizades, aprimorar as habilidades socioemocionais e exercer a cidadania.
Arvorar Jovem
A História
O Programa Arvorar Jovem nasceu em março de 2016, pautado na crença fundamental da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano. Idealizado por Eduardo Santos, psicólogo e psicoterapeuta especialista no acompanhamento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, e por Faezeh Shaikhzadeh, psicopedagoga e educadora, o programa é o pioneiro em desenvolvimento humano para jovens em Salvador, criado no âmbito da empresa Arvorar Desenvolvimento Humano.
A criação do Arvorar Jovem teve como inspiração o desejo de oferecer um ambiente em que a dimensão ética da educação fosse contemplada, uma vez que essa é uma demanda latente da juventude, atualmente reconhecida pela nova Base Nacional Comum Curricular, que determina a inclusão das competências socioemocionais nos currículos das escolas.
A oferta de um espaço de convivência, de escuta e de autoconhecimento para adolescentes de 11 a 17 anos mostrou-se, então, como caminho fértil para esse trabalho de empoderamento juvenil pessoal e coletivo, tendo como princípios a identificação de potenciais, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o fortalecimento de valores éticos e morais.
O Arvorar Jovem reconhece as três dimensões da educação: Física, Intelectual e Ética, e a sua ideia matriz é a da educação em valores como ferramenta capaz de trazer à tona as habilidades, os talentos e os tesouros de cada ser humano, tornando-o apto a se conectar com seu propósito de vida e contribuir com a transformação da sociedade.
O nome do programa representa sua crença na capacidade que cada indivíduo tem de “ser árvore”, crescendo a partir de raízes fortes em direção ao alto, buscando o desenvolvimento e a luz, podendo ser abrigo para os outros, e colaborando com a sociedade a partir dos seus frutos.
No ano de 2021, o Arvorar Jovem completou 5 anos de trajetória. Junto com a data, o programa comemorou seu segundo ano de expansão através do formato online, criado para enfrentar as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020, o que trouxe a possibilidade de participação de jovens de todo o Brasil.
Arvorar Jovem
Objetivos
- Ampliar a consciência do jovem sobre seu papel como protagonista de sua própria história e de um mundo em transformação;
- Apoiar o jovem no reconhecimento da educação como força motriz do desenvolvimento humano, apreciando as oportunidades educativas à sua volta e assumindo, gradativamente, maiores níveis de responsabilidade e autonomia em seu próprio processo educacional;
- Promover a reflexão e o diálogo sobre o mundo que o cerca, reconhecendo as forças que atuam em determinado ambiente e aprendendo a interagir com elas;
- Prover os jovens de ferramentas para que analisem e compreendam a cultura na qual estão imersos e possam estabelecer relações harmoniosas nos vários espaços em que participam (família, escola, comunidade, sociedade), reconhecendo seus pares e apreciando o valor da ação coletiva;
- Desenvolver habilidades críticas para a vida contemporânea, tais como: criatividade, tomada de decisão, comunicação eficaz, resolução pacífica de conflitos, empatia e inteligência emocional.
Arvorar Jovem
O EU, o MUNDO, o EU no MUNDO
O Arvorar Jovem está estruturado em três eixos centrais: “O Eu“, “O Mundo” e “O EU no MUNDO“. Assim buscamos levar os jovens a refletirem sobre si mesmos, sobre o mundo à sua volta e sobre a sua atuação e presença nesse mundo que o rodeia.
O EU – A dimensão do EU dá conta do desenvolvimento pessoal, do autoconhecimento e da descoberta de habilidades, interesses e gostos. Posicionando-se dentro do grupo e apreciando a diversidade do mesmo, o jovem entra em contato com “quem” ele é e “como” ele é, num processo rico de conhecimento de si mesmo.
Nesse âmbito, são desenvolvidas dinâmicas de grupo, atividades que envolvem artes, leitura de textos e poemas, exposição de vídeos e filmes, escuta de músicas, sempre trazendo para o centro das interações as habilidades socioemocionais dos jovens, muitas das quais estão nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estando entre elas a empatia, a cooperação, o autoconhecimento, o autocuidado e a comunicação, com ênfase na comunicação não violenta
O MUNDO – Neste eixo, o Programa Arvorar Jovem convida os jovens a fazer uma leitura do mundo. A ideia é que eles possam explorar a realidade que os rodeia a partir da compreensão do momento em que vivem com suas contradições e desafios, e com seus avanços e oportunidades.
A reflexão parte das várias dimensões com que a realidade se apresenta para as diferentes faixas etárias da adolescência, começando pela família e a valorização das suas relações, a escola, expandindo para o grupo de amigos, o bairro, até se alargar para a cidade, o país, e o planeta, nesse momento chegando a abordagens de questões de ordem mundial, como sustentabilidade, consumismo, fome, pandemia, crise econômica, social e ambiental.
A proposta é empoderar o jovem como agente de mudança no mundo, a partir da compreensão de que vivemos um momento especial da história da humanidade, uma época marcada por mudanças e transformações profundas, com todas as crises que isso implica, mas também com muitas oportunidades de avanço, tendo em mente que cada pessoa pode assumir uma postura proativa em relação ao mundo que se deseja construir.
O Programa Arvorar Jovem lança um olhar sobre um novo mundo possível, desejado, baseado na abolição de preconceitos, na justiça, na unidade e na paz, no sentimento de amor ocupando o lugar do ódio e da indiferença, na busca por uma convivência harmônica, numa perspectiva positiva de futuro. E nesse momento, é lançada a pergunta: Como podemos contribuir para esse mundo que a gente quer?
O EU E O MUNDO – Neste eixo de trabalho, o Programa Arvorar Jovem convida os arvorandos a colocar a “mão na massa”. A partir da provocação sobre como podemos ajudar a construir o mundo em que queremos viver, nascem as ações sociais.
Os projetos de ação social são planejados, executados e avaliados pelos jovens, despontando como um recurso importante no processo educativo, que confirma a correlação entre desenvolvimento pessoal e coletivo e planta a semente da cidadania durante a adolescência. São momentos em que eles percebem que podem colaborar com a sociedade, e são tocados pelo bem que faz a si próprio quando se ajuda o outro.
Na maioria das vezes, as ações são boladas em parceria com instituições beneficentes, projetos sociais ou ONGs, criando formas de colaborar pontualmente com o trabalho que realizam. A cada nova experiência, notamos que contribuir com pessoas de diferentes realidades desperta a noção sobre as contradições e desafios da nossa sociedade e exercita a empatia.
A Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo (IBCM), os projetos Levanta-te e Anda e Hortas Urbanas e o Abrigo Animais Aumigos foram algumas organizações com as quais nossos jovens já interagiram.
Arvorar Jovem
Como funciona?
Os participantes reúnem-se semanalmente em grupos da mesma faixa etária, para dialogar e refletir sobre temas pertinentes à etapa da vida em que se encontram. As atividades realizadas têm o intuito de despertar a consciência sobre si mesmo, sobre o mundo ao seu redor e sobre o seu papel nos processos de melhoramento social, reconhecendo-se como protagonista de sua própria vida.
Juntos, os arvorandos elaboram e executam diversos projetos ao longo do ano. Os temas trabalhados são pautados no estímulo à busca pelo conhecimento, partindo de uma visão integral do ser humano (que une as dimensões física, intelectual, emocional e espiritual), e no entendimento de que os processos de desenvolvimento individual e coletivo são complementares e interdependentes.
Desde 2020, além dos grupos presenciais, em Salvador (BA), o programa passou a ser oferecido também na modalidade virtual. Isso ampliou a cobertura do projeto, que passou a contar com a participação para adolescentes e jovens de outros estados do Brasil, e potencializou ainda mais as trocas entre eles.
Os encontros têm duração de 1h30, e os grupos são organizados entre 8 a 15 participantes, no formato presencial, e até 20 participantes, na modalidade online. Durante o período da pandemia da Covid-19, o número de participantes dos grupos presenciais foi reduzido para o máximo de 10 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Testemunhos
Depoimentos

Arthur Tosta de Lacerda
15 anos
É muito divertido fazer as atividades coletivas.

Celida Salume Mendonça
mãe de Rebeca, 12 anos
Incentivei minha filha a entrar no Arvorar, pois durante o período de pandemia ela não conviveu com adolescentes da sua idade. As circunstâncias atuais favorecem que as crianças e os adolescentes criem falsas amizades pela internet, então acho imprescindível que

Kamili Milani
13 anos
Para mim participar do Arvorar é divertido, uma boa atividade da semana. Eu tenho amigos legais e nunca saio daqui triste.

Heloize Campos
mãe de Nina, 12 anos
Percebo que depois do Arvorar, a Nina passou a prestar mais atenção a questões que nos tocam e que tocam a todos os jovens, seja de onde ele for. Percebo um acolhimento, um reconhecimento à diversidade, uma percepção do outro

Julia Couto K Almeida
12 anos
Participar do Arvorar é legal e divertido, com muitos aprendizados. Ajudamos uns aos outros e aprendemos mais sobre nós mesmos. Faz bem para a minha saúde mental.

Maria Luiza Bittelbrunn de Sena
12 anos
Minha mãe me apresentou a proposta do Arvorar, achei legal e quis entrar. Foi no meio de 2020 e eu não estava tão preparada para a quarentena. Então pensei que seria legal conhecer outras pessoas para não ficar sozinha o

Dimaura Carvalho
Mãe de Marina, 15 anos
Incentivamos Marina a entrar no Arvorar pois procurávamos um lugar onde ela pudesse, além de conhecer e se relacionar com outros jovens, pensar e desenvolver projetos que motivassem o protagonismo juvenil. Percebemos em Marina uma maior motivação para a realização

Fayga Moreira
Mãe de Gabriel, 13 anos
Aqui em casa sempre comentamos que todo dia na escola deveria ter um momento "Arvorar".

Sheila Freire Guimarães
Mãe de Cauan, 14 anos
Meu filho entrou no Arvorar pois eu identifiquei nele a necessidade de conversar com jovens da mesma faixa etária, além dos amigos da escola. Um momento de sair, extravasar. O valor do Arvorar é imensurável porque, através do programa, os

Carolina Couto
Mãe de Julia, 12 anos, e Miguel, 15 anos
O Programa Arvorar Jovem sempre foi muito especial nas nossas vidas, desde o nosso primeiro filho, e agora com a nossa filha também. A gente acredita muito nessa proposta da reflexão, dos questionamentos dos jovens, em trabalhar as virtudes de
Arvorar Jovem
Arvorar nas Férias
O Programa Arvorar nas Férias integra o Programa Arvorar Jovem e acontece durante as férias escolares de fim de ano. A ideia é proporcionar novas experiências aos adolescentes, por meio de oficinas e lazer em grupo. O foco é sempre o de promover a convivência entre os jovens, tendo como pano de fundo o seu desenvolvimento pessoal.